Barcos menores




Torpedeiros

Os torpedeiros são embarcações pequenas, rápidas e de grande manobrabilidade, feitos para se aproximar rapidamente de outras embarcações (geralmente maiores e lentas), disparar torpedos e esvair-se com agilidade suficiente para não ser atingido pelos pesados canhões inimigos. Ok, vamos concordar que não parece uma missão das mais animadoras.

Dentre os maiores feitos deste tipo de embarcação podemos citar: em 1918, antes mesmo da Primeira Guerra, quando um torpedeiro italiano o MAS 15 afundou o encouraçado Austríaco Szent István; em 23/04/1891, quando o torpedeiro Almirante Lynch afundou o couraçado Blanco Encalada durante a Guerra Civil Chilena; e outras situações durante a Primeira Guerra com o afundamento dos couraçados HMS Goliath (UK) e SMS Wien (Austríaco). Depois disto, ao longo da história, foram desenvolvidos contratorpedeiros; embarcações de velocidade muito similar aos torpedeiros e que eram dotadas de armamento de tiro rápido (canhões pequenos e metralhadoras) e torpedos. O primeiro contratorpedeiro construído foi batizado de Destructor, e o desenvolvimento deste tipo de embarcação fez surgir a classe de navios batizada de Destróier.

Na Marinha Real Britânica, Canadense e Marinha dos Estados Unidos, esta embarcação era classificada de Motor Torpedo Boat (por isto se utilizavam das siglas MTB na Royal Navy) enquanto que os EUA preferiam denominar estas embarcações de PT Boat, em referência à sua classificação de casco (Patrol and Torpedo). Os torpedeiros russos eram chamados de Торпедный катер (ouse traduzir isso), os torpedeiros italianos de Motoscafo Armato Silurante (MAS) (algo como: embarcação motorizada armada com torpedo). Na Kriegsmarine estas embarcações eram chamadas de S-Boote (Schnellboote, barco rápido), apesar de os aliados chamarem os torpedeiros alemães de E-boats.

Em WaS os torpedeiros são embarcações classificadas como Torpedo Boat, todas elas (em virtude do jogo ser americano). Os torpedeiros possuem as habilidades Shallow Draft , High-Speed Evasion e a regra de Small Ship Evasion que enfatizam muito bem suas características próprias de agilidade, rapidez e tamanho em combate, lhe assegurando um sistema defensivo respeitável contra outras embarcações e principalmente battleships (couraçados). Estas vantagens de regra aladas ao baixíssimo custo deste tipo de unidade (6 ou 7 pontos) poderia tornar os torpedeiros as unidades mais usadas em jogo, o que não costuma acontecer sempre. Os números pequenos de blindagem e pontos de casco fazem com que estas unidades não sejam tão bem vistas pelos jogadores, para agravar isso, os torpedeiros possuem e deficiência No Sea Control que as impedem de conquistar os objetivos.

Sendo franco, a menos que exista alguma partida com regras específicas (restrição histórica, por exemplo) ou limitação grande de pontuação para se montar frotas, eu só consigo observar uma utilidade neste tipo de navio: distrair o fogo inimigo. No início, ele pode acompanhar perfeitamente os navios maiores para lhes dar proteção contra submarinos ou aeronaves, mas bastam dois ataques aéreos contra um torpedeiro ou qualquer acerto de qualquer canhão para eliminar rapidamente o torpedeiro, como eu disse, é útil até ser acertado.


Navios Auxiliares

São navios que acompanham as esquadras fornecendo suporte de várias maneiras, seja como transporte de militares, carregamento de alimentos, munição ou equipamentos para reparo. Vale a pena destacar que a grande maioria dos combates navais na Segunda Guerra ocorreram com o objetivo de dominar os mares justamente porque essa era a principal rota de suprimentos entre os continentes e entre a Inglaterra e Europa. Depois que a Alemanha invadiu a França e tomou grande parte de seu território e arsenal de guerra, o único país que poderia por em risco essa supremacia conquistada na Europa era a Inglaterra.

Em WaS os navios auxiliares só são realmente úteis quando possuem a habilidade repair ou quando se está jogando em algum cenário que valorize mais esta unidade. Possuem a mesma deficiência dos torpedeiros (No Sea Control) e quase nenhum armamento, ou somente algum pouco para defesa. Historicamente foram importantes, mas para efeito de jogo só se houver alguma regra específica que o torne assim. Uma alternativa, e conselho, seria em se criar alguma “house rule” (regra local) valorizando mais as habilidades Vital Cargo ou Landing.

Um comentário:

  1. Não gosto de ser desafiado. A tradução para Торпедный катер é 'Sentinela".
    Muito bom o artigo. Parabéns.

    ResponderExcluir