Submarinos, a ameaça constante




"Durante a Segunda Guerra Mundial, os submarinos alemães eram o maior componente da batalha do Atlântico, que durou até à invasão da Europa. Durante as fases iniciais da guerra, e após a entrada dos Estados Unidos na guerra, os submarinos alemães foram extremamente eficazes a destruir navios de carga aliados, aproximando-se da costa atlântica dos EUA e até mesmo do Golfo do México. Os avanços nas tácticas dos comboios navais, radar, sonar, cargas de profundidade, a descodificação dos códigos da Enigma e a introdução da escolta aérea diminui a eficácia dos submarinos alemães. No final da guerra, a frota alemã tinha sofrido extremas baixas, perdendo 743 embarcações e cerca de 30,000 marinheiros." -retirado da wikipedia, eu não poderia ser mais sucinto.


Em War at Sea (WaS) os submarinos são as unidades que possuem as características que mais destoam das demais unidades do jogo. Enquanto as aeronaves dificilmente são abatidas (na maioria elas abortam a missão) e os navios possuem bastante “Hull points”, e podem demorar a serem afundados, os submarinos podem ser afundados com facilidade desde que se possua o armamento adequado. No jogo, esse armamento anti-submarino são as cargas de profundidade (ASW) ou torpedos que podem ser disparados por alguns outros submarinos.




"Sobre cada centímetro quadrado de nossa pele de aço, há agora um peso de 20 kilos, quer dizer, sobre cada metro quadrado descansam nada menos de 200 toneladas. e a parede de aço tem somente 2 centímetros de espessura!" -Submarino -Lothar-Gunther Buchheim.




Além de possuírem muito pouco “pontos de casco” (os hull points) os submarinos são lentos, todos lançados até agora possuem movimento 1 e isso pode limitá-lo bastante em perseguir alguma embarcação inimiga. Jogar com um submarino exige do jogador uma sensibilidade muito aguçada para posicioná-lo de forma que ele se mantenha afastado de suas ameaças e possa oferecer ajuda à frota. Qualquer embarcação pode manter-se afastada dos submarinos, isso faz com que seu jogador tenha que efetivar um planejamento muito bem elaborado para escolher, aproximar-se e atacar suas vítimas. Devido à sua lentidão e velocidade das aeronaves, a maior ameaça dos submarinos são aquelas aeronaves que possuem as ASW (Anti-submarine warfare, armamento anti-submarino) destroiers também possuem este armamento.

Apesar de possuir tantas características que poderiam torná-lo inútil ou quase ineficiente em batalha, esta unidade tem uma função tática incrível. Os submarinos podem iniciar a partida muito a frente dos navios e, alguns, até em águas inimigas. Essa vantagem certamente reduz os inconvenientes de se ter uma unidade tão lenta, mas também pode tornar-se um perigo para o jogador. Na maioria das vezes, os jogadores novatos põem seus submarinos o mais próximo possível do adversário na tentativa de conter seu avanço ou mesmo de atacá-lo, esquecendo de quão frágil o submarino é. Essa inexperiência já causou várias perdas desnecessárias logo no começo da partida.

A o meu ver, a melhor qualidade dos submarinos está em seu armamento. Ao realizar um ataque com submarino, seus torpedos não têm que superar a blindagem do adversário para causar-lhe dano (como é feito com todos os outros armamentos), o jogador só depende da própria sorte independente de qualquer que seja a blindagem inimiga. Muitos navios não tem nenhuma chance de enfrentar “Battleships” como Missouri, Iowa, Yamato ou Bismarck devido às suas blindagens pesadíssimas e altos “hull points”, mas os submarinos podem por à pique qualquer navio com 3 acertos de seus torpedos ( e vários só com 2), especialmente estes titãs do mar, que não possuem nenhum ASW.

Quanto a estratégia: eis um desafio! Eu sempre sou muito cauteloso com meus submarinos para usá-los só quando tiver certeza de que não os perderei por qualquer destróier ou avião que esteja na espreita. Muito provavelmente os alvos dos submarinos serão os Battleships, porta-aviões ou alguns cruzadores. Infelizmente nem tudo são flores, não dá pra esperar durante toda a partida que simplesmente cessem as ameaças e ponha o submarino pra atacar. É um risco que cabe a cada um avaliar o momento certo de arriscar e planejar seu engajamento no alvo. Ta aí o motivo de serrem tão desafiadores, são unidades frágeis e que sofrem muitas limitações, mas podem derrotar aquele navio imenso que toda sua frota é simplesmente incapaz. Já assisti partidas em que só um Battleship foi responsável por afundar toda a frota inimiga, se eles tivessem um submarino ao menos, a estória poderia ser bem diferente.


Alguns questionamentos:
Ameaça de ASW: os armamentos ASW são muito mais perigosos para os submarinos do que se pensa: a cada aeronave que realizou um ataque ao submarino na fase de ataque aéreo ou cada navio inimigo que esteja situado no mesmo local ou adjacente ao submarino causa uma penalidade de -1 dado para o ataque do submarino. Essa penalidade é cumulativa, de forma que 2 navios e 1 aeronave causam uma penalidade de -3 dados ao ataque do submarino. ATENÇÃO, o ataque mínimo do submarino será sempre de 1 dado, mesmo que a penalidade acumulada cause um total negativo.

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